Imprimir
PDF

Jornada 2011-2012

Perante a clara necessidade de levantar uma mesma voz pela preservação da vida, e em concordância com o trabalho realizado em 1992, quando dois grupos de corredores, um procedente da Terra do Fogo e outro do Alaska, se encontraram em 12 de outubro na antiga cidade de Tehotihuacan, no México, será realizada entre 01 de dezembro de 2011 e 28 de fevereiro de 2012 a 6ª Jornadas de Paz e Diginidade.

Nesta edição a corrida será feita por um único grupo, que vai sair de Tamoanchan (MX) e percorrerá todo continente latino americano até Pucòn (CH), como uma flecha apontada para o coração da América do Sul. Até o momento a rota está bem definida até a Colômbia.

Para esta edição o propósito é despertar a consciência da importância da Água como fonte e poder da vida. As mudanças que se precipitam pedem ações extraordinárias de seres extraordinários, dignos descendentes daqueles que sonharam ver-nos unidos mais além de todas as diferenças e atuar pelo que é verdadeiramente importante.

A voz dos ancestrais fala de um tempo crítico para a humanidade e nós somos testemunhas da reação da mãe terra. Nossa forma de viver, insustentável, de esquecimento e desconexão com a cadeia vital de que somos parte. Nós somos estes seres extraordinários e o tempo é agora.

Os corredores passarão por centenas de comunidades onde participarão de suas práticas espirituais e tradições respectivas, motivando o diálogo sobre a paz e a dignidade para os povos; sua responsabilidade para com a Mãe Terra, as comunidades, eles mesmos e receber as orações das comunidades.

No início de dezembro a jornada sai de Nayarit, no norte do México, passando por toda a América Central para chegar a terra da Colômbia, passando pelo Golfo de Uraba, aproximadamente no final de janeiro de 2012. Na Colômbia partirão duas flechas, uma desde Pasto e outra desde Valledupar, para unirem-se a corrida principal na cidade de Medellín. A flecha segue sua rota até Bogotá, saindo por Boyacá e Santander até chegar em Cúcuta na Venezuela. 9500 KM (130 Km/dia)

Além da linha principal que percorrerá 11 países, outros corredores, vindos de países vizinhos, se unirão ao grupo ao longo da jornada. Como é o caso dos participantes do Brasil, Venezuela, Argentina e Uruguai.

Países envolvidos na rota:

MÉXICO ? GUATEMALA ? EL SALVADOR ? HONDURAS ? NICARAGUA ? COSTA RICA ? PANAMÁ ? COLOMBIA ? VENEZUELA ? BRASIL ? URUGUAY ? ARGENTINA ? CHILE ? BOLIVIA ? PERÚ

Cronograma das Jornadas:
1 de diciembre 2011?INICIO DAS JORNADAS?Lugar : Centro Cerimonial Tepankalli Tamoanchan?Nayarit, México.
2 dic.?Guadalajara. Jalisco, Méx.
3 de dic.?Morelia. Michoacán, Méx.
4 de dic.?Toluca. Estado do México, Méx.?Lugar : Kalpullli Tlacotepec
5 de dic.?Zacualpan. Estado de México, Méx.?Lugar : Parque Ambiental Kuautemokzin
6 de dic.?Tenochtitlan. Distrito Federal, Méx.
7 de dic.?Puebla. Puebla, Méx.
8 de dic.?Cuitlahuac. Veracruz, Méx.
9 de dic.?AcayucaN. Veracruz, Méx.
10 de dic.?Tacotalpa. Veracruz, Méx.
11 de dic.?Tenosique. Tabasco, Méx.
12 de dic.?Comitan de Dominguez. Chiapas, Méx.
13 de dic.?Huehuetenango, Guatemala.
14 de dic.?Cd. Guatemala, Guatemala.
15 de dic.?San Salvador, El Salvador.
16 de dic.?San Luis, El Salvador.
17 de dic.?Tegucigalpa, Honduras.
18 de dic.?Somoto, Nicaragua.
19 de dic.?Managua, Nicaragua.
20 de dic.?La Cruz, Costa Rica.
21 de dic.?San José, Costa Rica.
22 de dic.?Buenos Aires, Costa Rica.
23 de dic.?David, Panamá.
24 de dic.?Colón, Panamá.
28 de dic.
caminorojoWEBPB

Documentário de 52 minutos sobre a corrida dos povos indígenas da América que levarão, a pé, o Fogo Sagrado, um símbolo da paz e da dignidade, do México até o sul do Chile, passando por todos os países da América Latina, inclusive o Brasil. O evento acontece desde 1992, de quatro em quatro anos, em defesa do meio ambiente. O tema central desta jornada será "água".

Folder Jornadas de Paz e Dignidade [pdf]